segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Artigo sobre "Karatê" como instrumento de cidadania

(...) É sabido que através da pratica desportiva, no caso o karatê, o praticante tem acesso ao desenvolvimento neuropsicomotor, no que diz respeito à afirmação da personalidade, autocontrole, disciplina, lealdade e companheirismo, contribuição para a distancia da criança / adolescente da marginalidade, do álcool, drogas e prostituição infantil.

A arte marcial do Karate-Dô é originada das técnicas de defesa sem armas de Okinawa – Japão - e tem como base a filosofia do Budô japonês. É importante lembrar que pode ser retirado todo o significado dessa arte marcial de sua etimologia.

A palavra Kara (vazio) não foi eleita somente para assinalar o caráter de combate, pois quer dizer mãos vazias, senão, sobretudo por sua significação moral e religiosa. Kara se refere também ao "vazio de toda intenção agressiva" e evoca a experiência Zen do "vazio". Suas técnicas são muito fortes e eficientes, os golpes sobre os pontos vitais, utilizando as mãos, os pés, os cotovelos e os joelhos. Se não é praticado em sua óptica tradicional de arte de defesa e como caminho, o Karatê, separado do Dô, degenera-se facilmente em uma luta violenta, que não tem nenhuma relação com o Karatê-Dô.

Por meio de muito trabalho e dedicação, busca-se formar o caráter do praticante e o aprimoramento da sua personalidade. Cada pessoa pode ter objetivos do karate, que devem ser respeitados, porem, cada um deverá ter a oportunidade de atingir suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal.

Leia mais ...(clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário