Sensei Gidalti G.S.

Em abril de 1989, na cidade de Belém do Pará, quando voltava do centro da cidade, o garoto Gidalti avistou pela janela do ônibus uma academia de Karatê. Despertado pela curiosidade e admiração, na semana seguinte, matriculou-se e deu início aos treinos na APAM - Associação Paraense de Artes Marciais, vinculada à CBKT - Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional.

No início, pensava que se tratava apenas de um esporte. Porém, com o tempo, aprendeu que o Karatê é bem mais profundo, tratando-se de um caminho de auto-conhecimento, onde a primeira luta se dá contra nós mesmos, pois somente quando lutamos contra a "vaidade" é que nos tornamos aptos para o aprendizado e aperfeiçoamento.
Ainda adolescente, no ano de 1991, passou a sonhar verdadeiramente em ser um faixa preta 1o.grau e, um "sensei de Karatê". Mas, por motivos outros, não deu continuidade aos estudos regulares do karatê, treinando somente de modo mais exporádico.

A partir de 2004, Gidalti passou a lecionar teologia e história na Faculdade Metodista em Porto Velho. Em 2006, conheceu a aluna Maria Nayara, que lhe apresentou seu esposo, Kyoshi Benedito Nelson , um consagrado mestre brasileiro de karatê.

Este foi um grande achado para Gidalti, pois foi presenteado com a oportunidade de estudar com o karateka brasileiro de maior antiguidade, que tem ensinado um karatê de altíssimo nível técnico, que segue a tradição do guerreiro "bushi-do", além de ser um grande amigo. Junto com este casal, vieram novos amigos do "Condomínio dos Samurais".

Em especial, destaca-se o papel do "sensei Ronaldo Patrício", que tem participado treinado Gidalti de perto. Sob o treinamento do Kyoshi Benedito e do sensei Ronaldo, Gidalti foi capacitado para cumprir as exigências do exame de Faixa Preta realizado em Julho de 2009, na academia Atletics. Abaixo seguem algumas fotos deste evento.






Em 2011, Gidalti foi convidado pelo Kyoshi Benedito para auxiliar nos treinamentos da Hien Kan em Porto Velho. Foi momento de receber correções quanto a maneira correta de transmitir os ensinos do karatê. No dia 28 de maio de 2011, sensei Gidalti deu início ao primeiro clube de estudos de karatê sob sua orientação, chamado Shidokan Karatê-Do. Também, Kyoshi Benedito preparou seu carimbo de "sensei". Destaca-se a atuação do sensei Erivan, que juntamente com Gidalti assumiu a responsabilidade de ministrar aulas na Shidokan, firmando uma grande parceria no ensino do karatê.

Gidalti e Erivan